Regras do NachbarNet

1. Disposições Gerais
NachbarNet estimula o encontro e o trabalho conjunto entre pessoas em Basel e região. NachbarNet disponibiliza uma plataforma, na qual podem ser inseridas ofertas e procura de auxílio nas atividades do cotidiano, trocas e atividades comunitárias.

2. Como um mercado, mas não voltado para o lucro
Todas as pessoas podem participar da NachbarNet. Todas as ocupações são igualmente valiosas. Quem está a procura de uma forma de ganhar dinheiro, deve utilizar outra plataforma.

3. Voluntariado e Responsabilidade
Toda participação é voluntária. Ninguém tem a obrigação de aceitar uma tarefa. O importante é que os dois lados estejam de acordo em relação ao que deve ser feito, qual é concretamente a tarefa, quanto tempo será necessário. Também a simpatia mútua deve ser levada em conta. Uma vez estabelecido o acordo, as duas partes tem a obrigação de cumpri-lo.

4. Respeito e discrição
Na NachbarNet encontram-se pessoas com diferentes situações de vida. Personalidade e estilo de vida dos participantes devem ser respeitados, informações privadas devem ser tratadas com discrição.

5. Qualidade
Cada um deve avaliar suas capacidades de forma realística e só oferecer algo que ele ou ela pode fazer com qualidade. Quem procura auxílio tem consicência de que não vai contar com profissionais na área e por isso mesmo não fará exigências irrealistas. A Secretaria da NachbarNet presta aconselhamento em situações difíceis. Pede-se que os utilizadores e as utilizadoras online administrem pessoalmente suas ofertas e pedidos. Aqueles e aquelas que não têm Internet, são obrigados a comunicar à agência de intermediação sempre que estiverem sobrecarregados, quando estiverem ausentes por um longo período ou em caso de mudança.

6. Compensação e troca
A pessoa que recebe ajuda, normalmente paga à pessoa que oferece ajuda um valor de 15 francos suíços por hora. Esse valor pode ser ajustado para cima ou para baixo, em comum acordo entre as partes. Nem todas as pessoas que oferecem ajuda precisam receber tanto e algumas pessoas que precisam de ajuda querem e podem pagar mais do que isso. Se o trabalho ocasional se transformar numa carga horária maior, recomenda-se que seja feito um contrato de trabalho e a inscrição no Seguro Social. Atividades comunitárias ou troca de serviços funcionam sem compensação financeira.

7. NachbarCheck
Pessoas que têm um rendimento baixo, têm a possibilidade de solicitar à NachbarNET bônus chamados "NachbarCHECK". Esses bônus podem ser utilizados para pagar a pessoa que presta ajuda.

8. Responsabilidade, Exclusão
A NachbarNet não realiza nenhum teste de aptidão. A NachbarNET não assume nenhuma responsabilidade por danos causados durante a execução de algum trabalho. A NachbarNET pode eliminar do cadastro pessoas que se comportem de forma negativa.

9. Segurança de dados
A inclusão correta dos dados é uma obrigação de todos que querem se inscrever. Na área "Soziales" (contatos sociales) existe uma proteção especial da esfera privada: o próprio endereço nunca será automaticamente repassado a outra pessoa, somente depois de ter sido primeiro liberado pelo usuário.. A exclusão dos dados fornecidos pode ser solicitada a qualquer momento.

10. Doadoras e doadores
O serviço de intermediação de contatos e sua administração estão organizados como postos de trabalho remunerado. Quem estiver satisfeito com a intermediação deve contribuir como doador ou doadora, de acordo com suas possibilidades.