Regras do NachbarNet

1. Disposições Gerais
NachbarNet estimula o encontro e o trabalho conjunto entre pessoas em Basel e região.
NachbarNet disponibiliza uma plataforma, na qual podem ser inseridas ofertas e procura de auxílio nas atividades do cotidiano, trocas e atividades comunitárias.

2. Filiação
Para utilizar a NachbarNet, a adesão é obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2020. Os membros que usam regularmente a NachbarNet pagam uma taxa anual de CHF 60, enquanto que aqueles que raramente ou temporariamente não usam a NachbarNet pagam uma taxa anual de CHF 30. Para aqueles que se inscreverem pela primeira vez, os primeiros 6 meses serão considerados um teste de adesão e são gratuitos. A contribuição pode ser financiada para pessoas em situação difícil.

3. Como um mercado, mas não voltado para o lucro
Todas as pessoas podem participar da NachbarNet. Todas as ocupações são igualmente valiosas. Quem está a procura de uma forma de ganhar dinheiro, deve utilizar outra plataforma.

4. Voluntariado e Responsabilidade
Toda participação é voluntária. Ninguém tem a obrigação de aceitar uma tarefa. O importante é que os dois lados estejam de acordo em relação ao que deve ser feito, qual é concretamente a tarefa, quanto tempo será necessário. Também a simpatia mútua deve ser levada em conta. Uma vez estabelecido o acordo, as duas partes tem a obrigação de cumpri-lo. 

5. Respeito e discrição
Na NachbarNet encontram-se pessoas com diferentes situações de vida. Personalidade e estilo de vida dos participantes devem ser respeitados, informações privadas devem ser tratadas com discrição.

6. Qualidade
Cada um deve avaliar suas capacidades de forma realística e só oferecer algo que ele ou ela pode fazer com qualidade. Quem procura auxílio tem consicência de que não vai contar com profissionais na área e por isso mesmo não fará exigências irrealistas. A Secretaria da NachbarNet presta aconselhamento em situações difíceis. Pede-se que os utilizadores e as utilizadoras online administrem pessoalmente suas ofertas e pedidos. Aqueles e aquelas que não têm Internet, são obrigados a comunicar à agência de intermediação sempre que estiverem sobrecarregados, quando estiverem ausentes por um longo período ou em caso de mudança. 

7. Compensação e troca
i. A pessoa que recebe ajuda, normalmente paga à pessoa que oferece ajuda um valor de 15 francos suíços por hora. Esse valor pode ser ajustado para cima ou para baixo, em comum acordo entre as partes. Nem todas as pessoas que oferecem ajuda precisam receber tanto e algumas pessoas que precisam de ajuda querem e podem pagar mais do que isso. Se o trabalho ocasional se transformar numa carga horária maior, recomenda-se que seja feito um contrato de trabalho e a inscrição no Seguro Social.

ii. Atividades comunitárias, conjuntos de idiomas e trabalhos gerais de assistência mútua sem remuneração.

iii. Emprestar e compartilhar: Esta área também funciona sem compensação monetária. Para o funcionamento correto e justo em ambos os lados, exemplicaremos algumas situações abaixo:
Ex.a: Você pegou emprestado uma Dörrex (uma maquina de desidratação de alimentos) do seu vizinho para secar susas maçãs, você pode dar ao seu vizinho um saco de maçãs secas em troca.
Ex.b: Se você utiliza regularmente o cortador de gramas do seu vizinho, pode ajuda-lo a fazer seu jardim ou regar suas plantas quando ele estiver de férias. Se o equipamento tiver custado muito dinheiro, pode ser necessário um depósito, que será reembolsado quando o equipamento for devolvido.

8. NachbarCheck
Pessoas que têm um rendimento baixo, têm a possibilidade de solicitar à NachbarNet bônus chamados „NachbarCheck“. Esses bônus podem ser utilizados para pagar a pessoa que presta ajuda.

9. Responsabilidade, Seguro, Exclusão
A NachbarNet não realiza nenhum teste de aptidão. A NachbarNet não assume nenhuma responsabilidade por danos causados durante a execução de algum trabalho. A NachbarNet pode eliminar do cadastro pessoas que se comportem de forma negativa.

10. Segurança de dados
É obrigatório fornecer informações veridicas e corretas dos dados pessoais. A eliminação das informações pessoais pode ser solicitada a qualquer momento. Na área do "lazer" existe uma maior proteção da privacidade: Quando alguem entrar em contato atraves de um anúncio, só receberá o primeiro nome, número de telefone e endereço de e-mail do proprietário do anúncio. Em troca, o anunciante recebe o nome, número de telefone e endereço de e-mail da pessoa que o contatou.